Os passeios mais legais do Atacama

Se o seu foco é conhecer lugares com cenário paradisíaco, daqueles de fazer cair o queixo, o ATACAMA é sua praia. Sem a água do mar, é claro, mas com lagos e lagoas de todos os tipos, rodeados pela Cordilheira dos Andes e estrategicamente localizados no meio do deserto mais alto (e seco!) do mundo. A pequena cidade de pouco mais de cinco mil habitantes é repleta de casas com paredes de barro e telhado de palha, e tem tantas atrações imperdíveis que fica difícil definir qual vale mais a pena: gêiseres que jorram água fervente do chão, dunas douradas, salares, céu salpicado de estrelas…

NA MALA, intercale roupas frescas e pesadas, já que o deserto sofre com inversões térmicas bruscas (a temperatura varia entre menos de 0ºC e 40ºC!). Hidratante, lipbalm e colírio também são mais que necessários – logo na chegada, você vai perceber que o ar de lá é seco demais. É bom ir preparada!

Dica: assim que chegar dirija-se à rua Caracoles, onde estão as principais agências de turismo da região como a Lickan Antay, a Maxim Experience e a Ayllu. Os preços dos passeios variam, e é possível conseguir um belo desconto se fechar todos de uma vez só.

O QUE FAZER

Valle de La Muerte
Dá para ir a pé, de bicicleta ou de carro – em todos os casos, não se esqueça de passar filtro solar, usar boné, óculos e levar bastante água. Tirar foto na Piedra Del Coyote no meio do caminho é obrigatório. Para chegar ao topo do vale, um pequeno esforço: é preciso caminhar morro acima, por vinte minutos. A paisagem recompensa: é emocionante avistar o abismo com terra árida, terreno alaranjado e irregular, rochas avermelhadas e dunas douradas, quase como se você tivesse em Marte (é tão real que a NASA usa o local para testar veículos espaciais que serão enviados ao planeta vermelho).

Valle de La Luna
A 2.400 metros de altitude e 17 quilômetros do centro de San Pedro, o Valle de La Luna só pode ser obra de Deus: a paisagem com diferentes formações rochosas de origem salina, desenhadas pela erosão do tempo e pela mudança brusca de temperatura é realmente impressionante. Não vá embora até que o sol dê lugar à lua.

Tour Astronômico
Acontece diariamente, mas pode ser cancelado se as condições climáticas não estiverem favoráveis. Confirme o passeio para o mesmo dia. Os ônibus saem por volta das nove da noite em direção ao campo de observação, onde as estrelas tomam o céu por completo (elas ficam ainda mais visíveis no deserto!) e um astrônomo dá uma breve aula para, em seguida, mostrar na prática como tudo funciona. É como estar no planetário, mas a céu aberto. A observação acontece a olho nu e por meio de telescópios. O passeio tem duas horas e meia de duração e acontece durante a noite, portanto vá com roupas quentes para não passar frio.

Salar de Tara
Localizado a 4.400 metros acima do nível do mar. Tontura, falta de ar, dor de cabeça e outros efeitos colaterais do recorrente soroche, ou mal da montanha, podem ser amenizados – ou até evitados – com chá de coca e ingestão de muito líquido. Como o passeio não exige esforço, é raro acontecer algo grave. Você pode chegar ao destino de duas formas: com excursões ou com carro alugado a aproximadamente 75 mil pesos (120 dólares). Não é recomendado fazer a rota sozinha, já que a tecnologia pode te deixar na mão e a sinalização dos 140 quilômetros de estrada, em pleno deserto, não é das melhores. Ir com guia é mais prático, seguro e confortável: ele conhece o lugar na palma das mãos, possui tanques de oxigênio para quem não se sentir bem e ainda disponibiliza almoço para todo mundo. A ida já é um espetáculo: um mix de deserto, vulcões e cordilheira por todos os lados. Vicunhas e lhamas livres e selvagens transitam livremente pelo caminho. Destaque para as rochas verticais solitárias Monges de Pacana, as pedras esculpidas naturalmente Catedrais de Tara e, claro, o salar repleto de flamingos.

Gêiseres El Tatio
Quatro da manhã. É esse o horário de saída da excursão que leva até os Gêiseres El Tatio, localizado a quase 100 quilômetros de San Pedro. Vá preparado para um frio abaixo de zero, inclusive no verão. Apesar de estar o tempo todo em atividade, o vapor do campo geotérmico fica mais evidente, do tipo cinematográfico mesmo, bem cedinho. Os rios gelados subterrâneos entram em contato com rochas quentes e jorram os tais jatos d’água. À medida que o sol aparece, a temperatura ambiente começa a subir e a atração perde o fator “uau”.

Laguna Cejar
Mais salgada do que o Mar Morto e não te deixa afundar. O sal também marca presença em toda margem da lagoa. Ao redor, uma cadeia de vulcões imponentes e grandiosos. Vá munido de roupa de banho e toalha, porque a diversão aqui é entrar na água. Para tirar as camadas de sal grosso do corpo, é indispensável um banho de água doce… a baldadas! Na pele, a sensação é de uma esfoliação profunda – ela fica lisa e supermacia.

ONDE FICAR

Explora Atacama
All inclusive de luxo que inclui refeições preparadas com ingredientes locais (os pães crocantes artesanais são deliciosos) e uma boa seleção de vinhos chilenos. A área de 17 hectares de terras indígenas preservadas na qual o hotel se encontra pode ser explorada com os cavalos disponibilizados aos hóspedes. Há ainda serviço completo de concierge que organiza passeios a pe, de bike, a cavalo ou de carro, e um observatório top para explorar o céu de noite. O spa do hotel é cercado de capim-dos-pampas e conta com quatro piscinas aquecidas interligadas, sauna, banho de vapor e jacuzzi ao ar livre. As massagens são feitas em uma casa milenar acolhedora chamada de Turi-Puri, que significa casa d’água em Kunza, língua dos primeiros habitantes da região.

Tierra Atacama
Hotel boutique da família Purcell, dona de gestora há anos da estação de esqui Portillo. O décor usa e abusa de mobílias e acessórios feitos a mão com materiais locais. Os sofás em frente às fogueiras do terraço e o ofurô de madeira ao ar livre, com vista privilegiada do vulcão Licancabur são nossos cantinhos preferidos por lá.

Hotel Kimal
Com localização bastante central, fica perto de tudo o que importa: restaurantes, lojinhas, pontos de encontro para os passeios… Construído com pedras, tem vibe rústica e conforto na medida. Os mimos começam com o drink de boas vindas e continuam ao longo da estadia — quem perde o caprichado café da manhã por conta dos passeios, ganha uma espécie de lanchinho para viagem.

Hotel Cumbres
Sem grandes luxos, mas com serviço de primeira, conta com piscinas de temperaturas variadas, spa com tratamentos com produtos do mar morto e do solo do Atacama e restaurante delícia — especializado em culinária, o Kunza serve uma parrillada dos deuses no jantar. Todos os quartos têm varanda com vista deslumbrante.

ONDE COMER

Cafe Adobe
O lugar é simples, com pratos baratos mas muito bem preparados. Conta com decoração típica e um risoto maravilhoso de quinoa. Outro prato famoso por lá é o lomo a lo pobre, uma carne acompanhada de fritas e ovo.

Pizzeria El Charrua
Melhor pizza da vila. Rápida, saborosa e com preço justo. O lugar é pequeno, com apenas quatro mesas, e a cozinha é aberta, o que permite acompanhar o preparo de seu alimento. Destaque para o serviço dos atendentes, sempre muito simpáticos. É possível pedir pizza para viagem, perfeito para os dias cansativos de expedições.

Las Delicias de Carmen
Comida típica chilena, caseira, muito saborosa e servida em porções generosas. Algumas sugestões: peixes em geral, suflê de verduras, pastel de milho.

Casa de Piedra
A fogueira no centro do pátio dá sensação de conforto e aquece as noites frias do deserto. Há boas opções de massas, mas a estrela do lugar é, sem dúvida, a Chorillana, prato que leva carne de lhama, batata frita, salsichas e ovo.

Salar de Atacama-10

Céu Atacama-4

Atacama

Geysers del Tatio-20

FOTOS: FERNANDA SANTOS (@fersantoss)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s