O paraíso existe e se chama Fernando de Noronha

Imagine um lugar onde as praias têm águas cristalinas, em tons que vão do verde esmeralda ao azul turquesa, onde tartarugas marinhas, arraias, peixes exóticos e tubarões de pelo menos três diferentes espécies — cabeça-de-cesto, lambarú e limão — convivem em pura harmonia, onde golfinhos dançam enquanto o sol nasce, onde os dias são longos e o clima, agradável o tempo todo. Esse pedaço do céu existe, fica no Brasil e atende pelo nome de Fernando de Noronha. 

ONDE FICAR

Pousada Teju-Açu
A escolhida por Penélope Cruz e Javier Bardem nas duas vezes em que estiveram em Noronha. Construído no caminho para a Praia da Conceição, conta com tudo do bom e do melhor: bangalôs bem equipados, piscina convidativa para relaxar entre um passeio e outro e restaurante de primeira.

Pousada Solar dos Ventos
A 300 metros da Baía do Sueste, um dos principais pontos de mergulho livre da ilha, é toda ligada em sustentabilidade. São nove bangalôs com varandas privativas com vista para o mar de fora e ampla área verde.

Pousada Maravilha
A piscina com borda infinita mais famosa da ilha fica na Maravilha. Quartos com ofurô na varanda voltada para o mar, privacidade e serviço impecável também fazem parte da luxuosa pousada que já foi de Luciano Huck.

Dolphin Hotel
Inaugurado em 1982, é o primeiro e único hotel (entre tantas pousadas) da ilha. Os quartos são amplos, têm essência exclusiva e amenities Loccitane au Bresil. Isso sem falar do visual privilegiado do Pico, cartão postal de Noronha, e do excelente serviço de concierge, comandado por Fabiana Sanctis e Danielle Borba.

ONDE COMER

Cacimba
No centro do agito, a alguns passos do Bar do Cachorro. Serve refeições completas, mas combina mais com o fim de tarde. Sente em um das almofadas espalhadas pelo chão no lounge decorado com uma imponente imagem de Iemanjá e peça a porção de pastel de lagosta acompanhada por caipiroska de siriguela.

Varanda
O melhor horário para comer o gratinado de frutos do mar ou o bobó de lagosta do Varanda é no almoço, para curtir a linda vista para o mar. Vá com um mínimo de paciência para esperar uma mesa na varanda, faz toda a diferença. A espera é recompensada com o excelente atendimento dos garçons e a rapidez dos cozinheiros — o pedido fica pronto rapidinho. Não deixe de prestar atenção nos lustres da área externa, produzidos com escama de camurupim.

Teju-Açu
O restaurante do hotel de mesmo nome fica um nível acima da piscina e de frente para o Pico. Aberto para não hóspedes, é famoso pelo brunch caprichado no primeiro dia do ano. Prato imperdível: polvo grelhado com brócolis e arroz negro.

O QUE FAZER

Baía do Sancho
A melhor e mais bonita praia do mundo, segundo o Trip Advisor. Haja disposição para chegar no local: é preciso percorrer 320 metros de trilha e descer vários degraus da escadinha (sim, no diminutivo) construída em meio a uma fenda de rochas. Ou, mais fácil: ir pelo mar, de barco e, de quebra, conhecer dois cartões postais de perto – o Morro Dois Irmãos e o Morro do Pico. Mergulhar com cilindro ou snorkel nas águas mornas e claras do Sancho é programa do tipo obrigatório, especialmente entre agosto e novembro. O ponto é procurado tanto por profissionais quanto por iniciantes, que fazem o batismo (primeiro mergulho acompanhado de um instrutor) ali mesmo.

Surfe na Cacimba do Padre
Considerado o Havaí brasileiro, este pico conta com ondas de até cinco metros de dezembro a março. Mesmo se você não for muito fã do esporte, não deixe de dar uma passada por lá – nem que seja para admirar a ala masculina. Precisa de mais incentivo? Rodrigo Santoro, Cauã Reymond, Paulinho Vilhena, Bruno Gagliasso são habituées.

Ilhatur
O passeio dura oito horas e passa pelos principais pontos de Noronha. Esse reconhecimento de área é ótimo para decidir quais locais merecem visitas mais demoradas e aprofundadas. O Morro de Fora é um deles. É lá que estão algumas das famosas (e fotogênicas) piscinas naturais a céu aberto, visíveis quando a maré está baixa.

Pôr do sol
Nos fins de tarde, não deixe de assistir ao céu pegar fogo e o sol ser engolido pelo mar do Mirante do Boldró, do Forte dos Remédios ou próximo à Capela de São Pedro, onde acontecem os cada vez mais numerosos destination weddings.

Forró no Bar do Cachorro
Se quiser agito, siga para o Bar do Cachorro, na praia homônima. O forró das sextas é um clássico.

Festival de peixes da Pousada do Vale
Às quintas-feiras, o destino da vez é a Pousada do Vale, que oferece um imperdível festival gastronômico a partir das 20 horas. Não é preciso ser hóspede para participar, mas reservas com antecedência são obrigatórias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s