Roteiro de perfumes de nicho em Paris

Perfumes de nicho são a nova descoberta da jornalista catarinense Samira Campos (@estilo.samiracampos). “Quase todos os estilistas e marcas de moda internacionais têm seus próprios perfumes, que muitas vezes não são a arte principal da casa, mas financiam as coleções. Perfumes como Chanel Nº 5, por exemplo, são verdadeiras máquinas de fazer dinheiro quase um século depois de sua criação. Classificados como perfumes de designer, eles são criados para complementar todo o contexto de uma marca de roupas”. Ela selecionou marcas e endereços parisienses para a gente:

FREDERIC MALLE
37 Rue de Grenelle
Foi depois de entrar na pequena loja do perfumista Frederic Malle que aconteceu minha divisão de águas olfativa. Primeiro você sente, para depois compreender. Em uma espécie de tubo espacial, você recebe jatos com os cheiros mais inusitados, fortes e inesquecíveis. Misturas de flores, especiarias e madeiras que embriagam os sentidos. São perfumes densos, marcantes, exclusivos, criados e tratados como os melhores vinhos e que levam a assinatura de seu criador. Frederic é neto do diretor de cinema Louis Malle e bisneto de Serge Heftler, criador dos perfumes Christian Dior. Com o talento olfativo no DNA, Malle comercializa seus próprios perfumes que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar, a não ser em suas lojas.

BOUTIQUE DE PERFUMES, HOTEL COSTES
239-241 Rue Saint Honoré
Se você nunca entrou no Hotel Costes, na Rue Saint Honoré, deve pelo menos passar por lá e tomar um drink. Já na entrada você pode sentir o cheiro exótico e marcante desse hotel com luzes de penumbra e vasos decorados com rosas irresistíveis. Impossível não querer saber de onde vem aquele cheiro para levar parte da experiência para casa. Foi aí que descobri a pequena boutique de perfumes exclusivos do hotel, que fica ao lado da entrada principal. São apenas 6 fragrâncias entre perfumes, cremes e velas criadas pela perfumista francesa Olivia Giacobetti. Misturas de cheiros amadeirados com rum, por exemplo, me transportaram para abadias medievais imaginárias. Os frascos são limpos e minimalistas em tons de preto e vermelho e é preciso colocar contra a luz para ler o nome do hotel ao fundo. Uma experiência única para ampliar os sentidos.

DIPTYQUE PARIS
8 Rue des Francs Bourgeois
A marca é velha conhecida dos arquitetos brasileiros que adoram decorar seus ambientes com a tradicionais velas da marca francesa. Criada em 1961 por uma decoradora, um pintor e um diretor de teatro, a Diptyque foi pioneira no conceito de perfumar a casa e tecidos. Começou com velas e hoje produz uma grande gama de perfumes, óleos para o corpo, cremes para o rosto e sabonetes com cheiros inusitados. Meus preferidos levam o nome de Baies e Oyedo. Num mix floral adocicado com especiarias, as fragrâncias têm fundo misterioso, marcam presença, mas nunca são enjoativas.  Seus frascos de linhas puras em branco transparente com desenhos em preto e branco são atemporais e prova do estilo sofisticado parisiense”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s