Road trip Uruguai: infos muy importantes

Não basta encher o tanque e seguir viagem. Para ir ao URUGUAI de carro, é necessário documentos específicos e atenção redobrada. Nossa colaboradora Fer Santos (@fersantoss) compartilhou um check list completo e superútil para quem quer se aventurar além da fronteira brasileira. A fotógrafa saiu de Curitiba, no Paraná, e percorreu nada menos que 1.471 km (foram cinco tanques cheios de gasolina de um Citroën C3!) em pouco mais de 17 horas.

A parada estratégica aconteceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, mas a cidade deixou a desejar no quesito hotéis — apesar de centrais, são precários e não valem o investimento (em torno de 200 reais). Na viagem de volta, a escolha ficou por conta da sempre padronizada rede Ibis, na região metropolitana de Porto Alegre.

Ao que interessa: informações muy importantes para não cair em armadilhas nesse tipo de experiência. Control c + control v e boa viagem!

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
– Carteira de identidade ou passaporte
O segundo é capricho, mas vale pelo carimbo!
– Carteira de motorista e documento do veículo
Por motivos óbvios :))
– Autorização de tráfego internacional
Se o proprietário do carro estiver presente, basta apresentar os documentos em seu nome. Se o carro estiver em nome de uma empresa, banco ou financeira é necessária uma autorização reconhecida em cartório para o viajante que irá conduzir o veículo. Carros no nome de alguém que não está presente precisam de autorização do proprietário, também registrada em cartório (esqueça o registro consular informado em alguns sites  custa caro e nunca é exigido). 
– Apostilamento Haia (95 reais)
Necessário para provar que a autorização de tráfego será válida no Uruguai. Também feito em cartório (http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia), é um selo ou carimbo emitido pelas autoridades competentes para certificar sua autenticidade e validade no destino.
– Carta verde (125 reais)
É o seguro contra terceiros, exigido para entrar com qualquer veículo no Uruguai. Mas só vale para os outros carros; quem o contratou não está segurado por este documento. Alguns bancos, corretoras de seguros e despachantes providenciam, e o valor é determinado conforme o tempo de estadia. Solicite com alguns dias de antecedência ou procure um posto de gasolina na fronteira com o Chuí, que cobra praticamente o mesmo preço exercido no Brasil. 

DICAS GERAIS
– Os pedágios podem ser pagos em reais, dólares, pesos argentinos ou uruguaios. O gasto total é de aproximadamente 100 reais.
– Não é obrigatório, mas aconselhamos sair do carro para dar entrada e saída do veículo na fronteira com o Uruguai. Estar atento com isso pode evitar problemas em uma próxima viagem.
– A gasolina uruguaia é BEM mais cara que a brasileira, então a dica é abastecer tudo que puder no Brasil. Cuidado para não confundir: gasoil é diesel; gasolina se chama nafta.
– Andar com o farol baixo ligado é obrigatório a qualquer hora do dia!
– Os radares uruguaios funcionam que é uma beleza! Atenção redobrada com os limites de velocidade.
– É obrigatório ter um triângulo extra (8 reais), um colete refletor (25 reais) e uma caixinha com primeiros socorros (15 reais) dentro do carro. A polícia uruguaia é famosa por ser corrupta e pode exigir propina na falta destes acessórios.
– Evite passar à noite pela Rota 9 da BR 471, entre Pelotas e Punta del Este — animais silvestres como pássaros e capivaras podem cruzar a pista a qualquer momento. É triste, mas comum avistar bichinhos mortos por toda a estrada.
– APP para baixar já: Maps Me. São mapas que funcionam (muito) bem offline. Faça o download de toda a região da viagem antes de perder o sinal de internet.

TELEFONES IMPORTANTES
– Emergência para problemas mecânicos no Uruguai: *288
– Consulado Uruguaio no Brasil: (41) 3225 5550
– Consulado Brasileiro no Uruguai: (+598) 2901 2014
– Centro de informações em Punta Del Leste: (+598) 4244 1218

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s