Portovenere é o Golfo dos Poetas…

… e a melhor porta de entrada para CINQUE TERRE!

Não, PORTOVENERE não faz parte do famoso parque nacional tombado pela Unesco. Mas tal como Manarola, Corniglia, Vernazza, Riomaggiore e Monterosso (as “cinco terras” oficiais), fica na região italiana da Ligúria e conta com aquele cenário típico que inclui mar de azul estonteante adornado por colinas com casas coloridas e terraços onde brotam oliveiras + uvas do tipo Vermentino, usadas para a fabricação do vinho local. Mais: também está em uma região muito bem cuidada pela Unesco, o Parco Naturale di Portovenere.

Ou seja: vale — e muito a visita. Principalmente se você for do tipo que sente arrepios só de imaginar turistas aglomerados, hoooras de fila nos restaurantes + sorveterias e disputa acirrada por um espaço na areia (ou seriam pedras?), cena típica sobretudo no mês de agosto, quando os próprios italianos entram em férias (junho e julho são meses mais recomendados para visita). 

Menos concorrida, a vila fica ao sul e à parte de todo esse burburinho exagerado. E ainda é parte do roteiro de barcos que fazem trajeto para todos os principais destinos próximos (o bate e volta para Vernazza, um dos vilarejos mais bonitos da região, custa em torno de 20 euros).

Dica: reserve hotel por pelo menos três noites, deixe o carro na garagem e se locomova exclusivamente al mare — passeios de barco (inclusive noturnos!), dolce far niente sob as pedras ou beachclubs e mergulhos no local preferido do poeta inglês Lord Byron, que passou uma temporada aqui em 1822, estão entre as principais atrações do lugar. Perder-se pelas estreitas ruas medievais e esquecer do tempo nas irresistíveis lojinhas de souvenir também. Dali, é só seguir o fluxo… inevitável não experimentar as anchovas fritas vendidas a cada esquina ou chegar até a colina, onde até castelo há.

Eis a nossa opção de hospedagem: Grand Hotel Portovenere, cinco estrelas com localização perfeita, vista deslumbrante, quartos espaçosos, camas aconchegantes, amenities Malin + Goetz (melhor marca!), café da manhã generoso e staff muito atencioso. Jantar no Palmaria, o delicioso restaurante do hotel, faz parte da lista de must do’s. Sugerimos os frutos do mar frescos, é claro! Como sobremesa, o sorvete na casquinha da Gelateria Lamia é imbatível.

IMG_9407

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s