Testamos: retiro detox do Rituaali

Esqueça toda experiência clichê que você já teve ou leu sobre spas. Toda parte de passar fome, de fazer atividades físicas enlouquecidamente, de sentir-se aprisionado e ficar isolado do mundo, conectando-se única e exclusivamente consigo mesmo. No Rituaali Clínica & Spa (@orituaali), você é livre para seguir o seu próprio ritmo — de acordo com as metas traçadas junto com a equipe médica nas consultas iniciais, é claro. Também é incentivado (nunca obrigado!) a ter trocas constantes com os outros hóspedes, o que enriquece ainda mais a vivência: há mesas comunitárias, terapias em grupo, além de atividades diversas como aulas de dança latina, sessões de cinema (com pipoca, sem sal) e workshop de terapias naturais (a máscara facial de dolomita é uma beleza).

A ideia é fazer um detox completo, de corpo e alma, com foco na alimentação vital (quase vegana, não fosse pelo mel), com apenas três refeições para que o organismo possa descansar e criar a mucosa intestinal, nas atividades físicas (impossível não ficar com humor nas alturas com Claudinho, que conduz as caminhadas das 7 da manhã, em jejum), nas terapias de relaxamento, com direito a muita massagem by Caudalie, esfoliação e imersão em água, e na mente, fundamental durante e depois do processo.

PENEDO, no interior do Rio de Janeiro, foi o lugar escolhido pelos cariocas Marcos e Josiani Trindade para construir este refúgio de paz no início de 2016, 90 anos depois dos finlandeses estabelecerem ali uma colônia. Fica a pouco mais de duas horas de carro do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Tentações externas da região, conhecida pela gastronomia de excelência e chocolates artesanais dos bons, não intimidam. Não há portões trancados nem malas revistadas. Há, sim, ensino constante e conversas de sobra (incluindo consultas psicológicas e psiquiátricas), uma verdadeira transformação interna que faz a gente lembrar o tempo todo da máxima “toda ação gera uma consequência” e que sim, somos seres imperfeitos e em constante evolução. A filosofia cristã adventista (muito bem fundamentada, diga-se de passagem) dá o norte para algumas das atividades, e inspiração eterna para enfrentar os desafios da vida.

O espaço ajuda a desligar a mente e conectar com o divino: 105 mil metros quadrados arborizados, silenciosos e LINDOS, aos pés da Serra da Mantiqueira. Nos sete chalés e 14 apartamentos, camas confortáveis e chuveiro potente, recheado de amenities Granado. Os ambientes internos coletivos são decorados com pedras naturais, madeira de demolição e outros materiais sustentáveis — destaque para a lareira da recepção, ponto de encontro nos dias frios. Adoramos também as frases de efeito por toda a propriedade, que levam à reflexão.

Apesar de intensa e voltada para o melhor aproveitamento da estada, a programação não é obrigatória (recomendamos veementemente a não faltar nenhuma sessão descontraturante da fisioterapeuta Juliana Acioli, que alinha o corpo e relaxa ao mesmo tempo). Todo e qualquer esforço depende do seu objetivo, e o resultado vem com a disciplina. Inclusive a disciplina de não fazer nada e se entregar por completo, tão difícil para tanta gente.

Mas corpo e mente pedem descanso. Em alguns casos, imploram por atenção. É preciso exercitar essa sensibilidade, aprender a se ouvir. Profissionais como o psicoterapeuta argentino e diretor do centro Juan Carlos Picasso, o psiquiatra Claudio Moraga e a médica Priscilla Fontanete ajudam — e muito — nessa tarefa.

VEREDITO
Mais do que emagrecer e fazer tratamentos mil, bem-estar é palavra de ordem no Rituaali. É esse o mais popular dos quatro programas disponíveis. Ainda tem o de ansiedade + depressão, de stress crônico e de sobrepeso + obesidade. Optei pelo de stress crônico. Ao final de sete dias – tempo médio recomendado para a hospedagem –, emagreci pouco mais de dois quilos de gordura sem grandes esforços. E deixei dezenas de toneladas de ansiedade e preocupações para trás. A sensação é de alma renovada!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s