Três programas imperdíveis em Marrakech

Medina, mesquita, jardins e palácios fazem parte do circuito mainstream de MARRAKECH, que apesar de ser conhecida como cidade vermelha, conta com contrastes bastante marcantes — a parte arquitetônica, por exemplo, se destaca logo no desembarque do aeroporto internacional, conhecido como o mais bonito do mundo. São mosaicos coloridos, tetos de vidro em forma de cúpula e ambientes iluminados all over!

Este já seria um excelente motivo para visitar o lugar. Mas a riqueza cultural não para por aí. No entorno da praça Jemaa el Fna, epicentro da cidade antiga (aka onde tudo acontece!), há boas amostras de todos os predicados marroquinos: lustres e pendentes típicos se misturam à babouches, tapetes, óleo de argan, chás, temperos e doces. Há um certo charme em meio ao caos, mas fotografar ou filmar as apresentações folclóricas e as artimanhas dos encantadores de cobras só é possível com uma bela gorjeta em mãos. Melhor evitar. 

Sim, o Souk (esse conjunto de mercados tradicionais) entraria facilmente na lista de programas imperdíveis de Marrakech. Mas o classificamos como hors concours. A seguir, três atrações extras surpreendentemente sem defeitos:

HAMMAM NO LE SPA, DO ROYAL MANSOUR
O hotel da família real marroquina, tem um spa que já foi considerado o melhor do mundo em 2017. No enxuto, porém certeiro menu de tratamentos do Le Spa, a estrela é o hammam com variadas combinações de ingredientes trazidos de norte a sul do país. Há também opções com produtos da excelente marocMaroc, label que abastece todos os 53 Riads do hotel-palácio.

Ir ao Marrocos e não fazer hammam é quase um insulto à cultura local! Trata-se de um ritual árabe milenar de purificação, que surgiu de uma junção de tradições de banho. Funciona assim: você permanece em um ambiente quente e com muito vapor até que seu corpo inicie o processo de suor, abertura dos poros e liberação de toxinas. Tigelas com água quente ajudam a acelerar o procedimento, que segue com uma lavagem intensiva e vigorosa com luva áspera e especiarias locais por todo o corpo, intercalada com jatos alternados de água fria e quente. O resultado é uma pele esfoliada, limpa e macia. Para finalizar, chá marroquino (chá verde + hortelã) servido no bule tradicional e com (muito!) açúcar, como os locais estão acostumados e nós adoramos!

CAFÉ NO BACHA COFFEE
A companhia marroquina de café que completa 110 anos em 2020 reabriu um espaço incrivelmente bem decorado, fechado há 60 anos. Fica a poucos metros do centro da Medina, em uma área repleta de galerias de arte, e é um verdadeiro deleite para quem curte café, design de interiores e história — o lugar é certificado pela UNESCO!

O cardápio lista alguns dos melhores grãos de café existentes, provenientes de 33 países produtores com a melhor reputação do globo como Tanzânia, Uganda, China, Honduras, Zâmbia, Tailândia, Filipinas e o nosso Brasil, é claro. Os bem treinados baristas ajudam a combinar grãos de acordo com o gosto do freguês.

Perfeito para um breve descanso pós-compras no Souk. Não deixe de observar cada canto da propriedade, do chão ao teto e todos os demais detalhes. Nada menos que inspirador!

JARDIN MAJORELLE + MUSÉE YSL
Conferir o imperdível museu de Yves Saint Laurent, inaugurado em 2017 e com uma retrospectiva linda do estilista, e esticar para o Jardin Majorelle, o jardim botânico repleto de palmeiras (entre outras 3.000 espécies botânicas) e construções azuis é o terceiro e último must go da nossa lista. É turístico, mas obrigatório para quem gosta de moda, já que muitas das coleções do lendário estilista foram criadas enquanto ele morou no local, a partir de 1980. A exposição é nada menos que emocionante — inclui 200 modelos couture na sala principal do prédio terracota assinado pelo estúdio francês KO.

Le Spa Royal Mansour

Bacha-Coffee Marrakech

Jardin Majoirelle Marrakech YSL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s