A Pati (@patilang) fez mais uma lista pra gente, com características bem peculiares das duas principais cidades do Myanmar: Yangon e Bagan.
1. Antiga Birmânia, o Myanmar abriu para o turismo somente em 2012. Um dos grandes charmes em visitar o lugar é justamente se deparar com um país genuíno oriental, ainda não tomado pelo capitalismo ocidentalizado.
2. Isso não significa dizer que o país continua fechado. Os birmaneses se esforçam — e muito! — para aprender inglês, por exemplo.
3. Se você acha o Brasil bagunçado, conheça o Myanmar. Maior cidade do país, Yangon parece parada nos anos 70: prédios muito velhos e sujos, lixo no chão e inúmeras pessoas passeando na rua.
4. Apesar de superlotada, curiosamente, Yangon é silenciosa. Não se escutam buzinas incessantes ou pessoas falando extremamente alto. No passeio de trem, chama a atenção como os birmaneses são discretos e calados em comparação a qualquer transporte coletivo brasileiro.
6. Conselho: faça um food tour em Yangon. Em três horas, você experimenta comidinhas de rua como a samosa salad, além de visitar restaurantes típicos. O prato mais famoso do país é o tea leaf, uma deliciosa salada com folhas de chá.
7. Yangon, no geral, é uma cidade muito miscigenada, com moradores de toda a parte do mundo.
8. Os homens costumam se vestir com saia, também chamada de longhi, obrigatória para a visita aos templos.
9. Não se assuste: os birmaneses costumam mascar a noz de areca misturada com folhas de betel, o que dá a aparência de sangue nos dentes. Para eles, mascar tais folhas é equivalente a fumar cigarro.
10. Bagan já possuiu mais de 4.000 templos. Após o grande terremoto de 1975, muitos deles se destruíram, remanescendo atualmente cerca de 2.000. O último terremoto que assolou a região foi em 2016.
11. Quando você acha que viu poucos templos, você verá ainda mais.
12. A fé das pessoas não possui limite. É lindo observar a devoção dos birmaneses a Buda (lá, aproximadamente 90% da população é budista).
13. Acordar as 4h da manhã para ver o sol nascer de um balão é das experiências mais incríveis que se pode ter na vida.